10 de janeiro de 2018

Coração de mãe sofre...

Anteontem a Luísa sofreu o seu primeiro «acidente» doméstico (isto se descontarmos um entalão numa unha há uns meses, unha essa que acabou por cair): ao disputar um banquinho com a irmã, caiu, bateu com a boca e perdeu um dente da frente.

Ela pouco chorou, quem chorou e muito fui eu, logo a fazer filmes: a pensar que iriam gozar com ela, que lhe afetaria a fala... A educadora descansou-me, explicou-me que até aos 6-7 anos os miúdos não ligam a essas coisas, até porque a maior parte anda desdentada. Quanto à fala, vamos ver.

Entretanto, aprendi umas coisas: se algo parecido voltar a acontecer, e se o dente estiver inteiro, há que colocá-lo em leite e ir de imediato a um dentista onde se possa intervir (de noite acho que não há mesmo hipótese...). E a partir de agora, ir vigiando para o espaço que lá ficou não diminuir, de modo a não afetar a posterior vinda dos definitivos.

Em resumo: uma chatice que não tem solução mas que também não é algo assim tão grave. Mas para o meu coração de mãe é.

7 comentários:

Inês disse...

Aconteceu-me o mesmo, a minha filha ainda não tinha 3 anos. Foi num sábado à noite e não havia dentista no hospital. Também só descobri depois que era possível recolocar o dente... Coisas que não nos ensinam, mas que são frequentes.
Quanto a "traumas" só na cabeça dos pais... eu pensava nas fotografias onde ela iria sempre aparecer desdentada... parvoíces. Na escola havia mais dois meninos na mesma situação, ela não ligou nada, até achava normal!
Finalmente o dente nasceu, aos 6 anos e como foi à frente, o espaço não diminuiu e correu tudo bem.
(O pior mesmo é partirem dentes definitivos.)

Mel disse...

fogo que grande susto... coração de mãe está sempre a sofrer! obrigado pela partilha de por o dente em leite.
que tenham um excelente ano!
bjos doces

GATA disse...

Bem, menos mal que foi com a dentição de leite! Com 9 anos, e dentição definitiva, durante uma estafeta, a colega da frente caiu e eu não tive tempo de reagir e cai sobre ela de cara no chão! Não sei como não parti o nariz, mas parti os incisivos centrais superiores... e tive que esperar até aos 18 anos para poder colocar implantes! (além da dança, fiz atletismo... e o desporto deu cabo de mim!)

Vespinha disse...

Inês, obrigada pela partilha!

Mel, um Bom Ano para ti também!

Gata, também eu parti um incisivo central e outro lateral... ia a correr mas a fazer asneira!

Alex disse...

Como te compreendo. Quando o meu filho tinha mais ou menos a idade das tuas caiu da cadeira de comer com a cara no chão. Rasgou o freio que temos no no interior oor cima do lábio de cima e um dos dentes foi um pouco para dentro (tendo ficado sempre com um dente maiorque o outro até cairem is de leite). Fomos com ele para o hospital, deitou imenso sangue e ficou com a carinha num bolo e com dificuldades de comer durante alguns dias. Aguentei firme enquanto estava a ser tratado pelos médicos e ele gritava e esoerneava. Só quando saí é que chorei baba e ranho. As melhorasdela e do coração de mãe. Beijinhos

CAP CRÉUS disse...

As melhoras!
Tive o mesmo em casa...

Vespinha disse...

Agora quando ela cai fico sempre com o coração aos pulos com medo que ela parte o outro...